Pesquisar este blog

domingo, 16 de setembro de 2012

Escola BRS de Koblenz realiza festa brasiliera

Durante os dias 13 e 14 a escola Bischöflische Realschule- BRS  realizou a  Brasilienfest em Koblenz- Alemanha.

O evento vinha sendo planejado desde anos anteriores, uma vez que, à muito tempo esta escola vem mantendo contato com uma outra no Nordeste brasileiro  chamada Thomas a Kempis de Pedro II-PI, idealizada pela senhora alemã Maria Platen. Escola esta que tem como bases fundamentais a Sustentabilidade e a Agricultura Familiar desenvolvendo com seus alunos, técnicas de aproveitamento dos recursos que a natureza nos oferece. Dentre os quais podemos destacar a fabricação de papéis a partir da casca de banana para cartões postais e o cultivo de hortas comunitárias. 

A programação do evento foi bem elaborada pela equipe da BRS onde cada turma ficou com professores responsáveis para desenvolver temas relacionado a cultura brasileira, tais como: fauna e flora, clima, moda, cultura do café, comidas típicas, arte, história e política, paisagens e lugares turísticos dentre outros. 

No primeiro dia os alunos começaram, timidamente, a confecção de  materiais para a exposição à comunidade, mas logo ao final da etapa já haviam produzido. Dessa maneira, cada classe montou um stand de amostra das oficinas realizadas.
Oficina de Culinária


Para o encerramento do evento um pequeno teatro, apresentado pelos próprios alunos, abordou o tema músicas e danças do Brasil. 



Na ocasião houve a participação das brasilieras Márcia da Silva, professora de  Zumba que animou a plateia com rítimos atuais do nosso país e Josemary Nonnweiler que deu um show de Samba no pé. Ainda teve uma roda de capoeira com a participação do jovem Jeroen e representante do Centro Cultural Arte Capoeira da cidade Koblenz. 



Dança Zumba
Centro Cultural Arte Capoeira

"Este foi um momento único que certamente ficou para história da BRS" comentou a professora de arte Andreia Heimbrodt- Schick. Foram dois dias intensos onde os alunos puderam mergulhar na cultura do Brasil, pesquisando, analisando, conhecendo e sobretudo  refletindo sobre os problemas social do nosso país e vivenciando um pouco da alegria do povo brasileiro.




Até mais!
Ivonete Barros de Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário